quinta, 03 julho 2014 14:34

Bibliotecas Públicas Municipal deram início ao projeto “Viver a Ler +”

O Dia Mundial das Bibliotecas, 1 de julho, foi a data escolhida, pelas Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital para iniciar, no terreno, o projeto “Viver a Ler +”.

Nesta primeira itinerância, foi escolhido o Centro Social e o Lar Sagrado Coração de Jesus em Aldeia das Dez por ser a instituição que se encontra mais distante geograficamente das instalações da Biblioteca Municipal.

Este projeto, lançado recentemente, pretende envolver os idosos que são utentes nas instituições com valência de idosos proporcionando-lhes o acesso mais facilitado ao livro e à leitura.

O projeto, que foi apresentado às instituições no arranque da IX Feira do Livro, parte da premissa que a oferta da Biblioteca tem de sair das paredes do seu edifício, permitindo o acesso do serviço aos utilizadores idosos que estão impedidos de a visitar, cumprindo dessa forma, um dos principais pontos do Manifesto da Unesco para as Bibliotecas.

O projeto “Viver a Ler +” tem como principais objetivos a promoção da leitura, sendo a biblioteca um agente de consolidação de hábitos de leitura ao longo da vida e garantir o acesso a todos alargando a oferta; trabalhar em parceria com outras entidades da comunidade.

Para implementar este novo projeto de colaboração, a Biblioteca desloca-se mensalmente às instituições de idosos onde dinamizada uma atividade de animação da leitura e deixa livros, revistas e jornais que podem ser requisitados pelos idosos e colaboradores da instituição.

Até ao momento foram celebrados os protocolos com 13 instituições do concelho que aderiram a este novo projeto.

A primeira itinerância do projeto “Viver a Ler +” foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal José Carlos Alexandrino e pela vereadora da Cultura, Graça Silva que apadrinharam o projeto e assistiram à dinamização da hora do conto pelas técnicas da biblioteca que foi seguida pelos utentes idosos do Centro Social e pelas crianças.

Congratulando-se pelo trabalho desenvolvido pela Biblioteca Municipal, o presidente da autarquia conversou com os mais novos incentivando-os a ler os livros que seriam deixados naquela manhã, na instituição, bem como com os idosos.

Sublinhando que se assinalava o Dia Mundial das Bibliotecas, o presidente José Carlos Alexandrino considerou que este projeto “é uma boa iniciativa” que aproxima estes equipamentos municipais da população sénior.

“É com muita satisfação que estamos aqui, em Aldeia das Dez, para iniciar este projeto” afirmou a vereadora da Cultura que apresentou este novo desafio e explicou: “a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital está longe de Aldeia das Dez mas, hoje, quisemos trazer um pedacinho da Biblioteca à vossa casa através de uma ideia simples – partilhar momentos agradáveis associados à leitura”.

Depois do sucesso de outro projeto “Lar na Biblioteca”, Graça Silva adiantou, “desta vez fazemos o contrário e é a biblioteca que vem até vós. Queremos aliciar-vos a passar bons momentos de leitura e partilhar a cultura, dando-vos a conhecer também os autores concelhios.

A responsável pelas bibliotecas, Rosa Simões frisou que este era “dia muito importante” porque “deixámos o espaço da Biblioteca Municipal para iniciar a itinerância deste projeto” que faz a promoção do livro e da leitura.

Nesta primeira visita foi dinamizada uma pequena hora do conto tendo sido escolhida a história tradicional “O Nabo Gigante” de António Mota que decorre no espaço rural e aborda a importância do trabalho em equipa. Esta atividade de animação da leitura foi seguida atentamente pelas crianças do jardim de infância local e pelos utentes do Centro Social de Aldeia das Dez.